Benefícios da Segurança no Trabalho para Empresas

beneficios-da-seguranca-no-trabalho-para-empresasO maior patrimônio de uma empresa são seus funcionários. Portanto, todo cuidado com a saúde e segurança dos colaboradores é uma demonstração de que as empresas valorizam seu patrimônio.

Segurança no trabalho pode ser interpretado como uma série de ações realizadas todos os dias com o objetivo em comum de prevenir acidentes e reduzir qualquer circunstância que possa colocar a saúde e segurança dos funcionários em risco.

As empresas devem optar por uma estratégia de Segurança no Trabalho, que seja específica para o seu setor de atuação, como recomendação do governo. Este cuidado com a segurança dos trabalhadores demonstra responsabilidade com o bem estar tanto físico e psicológico dos mesmos e acaba favorecendo a própria empresa no longo prazo.

É de se esperar que, a partir de adotadas as medidas estipuladas, a empresa possa perceber uma melhora em seu desempenho, pois há muitos benefícios a serem obtidos.

Neste artigo listaremos os benefícios da segurança no trabalho para as empresas brasileiras. Conheça alguns deles.

União e confiança

Quando há um conjunto de práticas de segurança no trabalho sendo bem aplicado em uma empresa, o clima entre os trabalhadores é de confiança e união. Eles sentem que podem dar mais de si mesmos, tanto pela empresa como uns pelos outros, e o reflexo disto será o bem estar psicológico e social, ingredientes importantes para estimular a motivação pelo trabalho.

Como consequência de todos estes fatores, a empresa observará um aumento na produção e o desenvolvimento dos setores, que em outras palavras significa lucros.

Menos acidentes geram mais lucros para a empresa

Em se tratando de lucros, quando o número no risco de acidentes é percebido através da aplicação de medidas de segurança, a produção aumenta devido a uma maior motivação dos trabalhadores, mas quando se percebe na prática que os acidentes diminuíram, é chegado o momento de a empresa colher os lucros. Menos acidentes significa menos gastos, melhor aproveitamento do tempo, menos ausências e, consequentemente um aumento na produção.

Isto significa que, quando todos estes benefícios forem traduzidos em números o rendimento se tornará visível, e a recompensa garantida.

Aumento na credibilidade e prestígio da empresa

A empresa que se preocupa e corresponde aos seus trabalhadores passa a ser respeitada e reconhecida, também, por seus valores, o que eleva o nível de credibilidade das pessoas pela empresa e seus produtos. Mas o que isto gera como benefício? O maior benefício do aumento no nível de credibilidade da empresa é a vantagem no campo competitivo.

As empresas brasileiras têm investido em segurança

A realidade hoje é que as empresas brasileiras já entendem que investir em saúde e segurança gera riqueza, não só em questões financeiras, mas também social. Funcionário saudável é funcionário motivado para realizar suas funções e crescer junto com a empresa.

Segundo Rafael Lobo, sócio-diretor da empresa Conceito Zen, especializada em palestras para SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) “as empresas têm investido em programas que orientam e conscientizam seus funcionários quanto à prevenção de acidentes no trabalho, pois detectaram que os funcionários reconhecem que são valorizados em suas atividades e clientes em potenciais também avaliam o quanto a empresa é segura”.

Ainda segundo Rafael, que atua diretamente em programas voltados à segurança no trabalho, hoje em dia, são diversas as atividades e ações que as empresas realizam voltadas à segurança no trabalho. Algo que mudou com o tempo e conscientização dos empresários brasileiros, pois hoje não só os programas obrigatórios segundo a legislação são realizados, mas também outras campanhas voltadas à saúde e bem estar dos funcionários.

Pensando em todos estes benefícios, investir na Segurança no Trabalho é pensar no bem da empresa e seu principal patrimônio: Seus colaboradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>