O Chá de Gengibre e seus Inúmeros Benefícios para a Saúde

O chá de gengibre é um dos mais utilizados por quem quer emagrecer, perder a barriga e obter muitos outros benefícios dessa planta herbácea. Conhecido por ser um dos melhores combatentes de dores no estômago causados por febres altas, é um remédio natural altamente recomendado para quem está com náuseas.

Segundo usuários assíduos do chá de gengibre, quando utilizado com frequência é capaz de evitar resfriados, gripes e acelerar o processo de recuperação de pessoas doentes.

Continue lendo para saber mais benefícios que o chá dessa raiz pode trazer.

Benefícios do Chá de Gengibre

O chá de gengibre possui benefícios que podem englobar vários temas, veja quais são eles abaixo:

Digestão e TPM

Tomar chá de gengibre após as refeições melhora a digestão de forma considerável, pois faz com que os alimentos sejam absorvidos rapidamente, sem gerar dores estomacais, o que é muito comum em casos de ingestão com muita rapidez ou em grande quantidade.

Para mulheres que sofrem com várias dores e desconfortos antes da menstruação efetiva, o chá de gengibre é um bom aliado para aliviar os incômodos provocados neste momento.

Problemas Respiratórios

Para pessoas que sofrem com doenças respiratórias, o gengibre em forma de infusão ajuda a auxiliar no incomodo causado por catarro no nariz, melhorando também a circulação de ar nos pulmões, o que incomoda muito quem sofre de asma, rinite ou sinusite.

Quando acrescentado mel, canela ou limão em sua fórmula, é indicado para tratamento de alergias, principalmente para excesso de espirros.

Inflamações e Doenças

Ideal para tratar inflamações, o uso de gengibre é altamente indicado para quem tem problemas de artrite, reumatismo e dores nas articulações. Caso sofra com o acúmulo de líquidos ou inchaços frequentes, o gengibre em forma de chá pode ser uma boa forma de alívio.

Em pessoas que sofrem com náuseas, pode ser uma ótima solução por sanar o mal estar. É muito utilizado como maneira natural de atenuar dores e efeitos colaterais de doenças como o câncer.

Circulação Sanguínea

Com vários compostos químicos em sua fórmula, ele é muito utilizado para a melhora da circulação sanguínea, além de reduzir os índices do colesterol ruim, evitando o seu depósito em veias, artérias e correntes sanguíneas do corpo humano. Os benefícios também proporcionam maior fluxo de sangue nas veias e consequentemente, o alívio da tensão muscular.

Chá de Gengibre Para Emagrecer

Por ter várias propriedades termogênicas, que atuam diretamente na aceleração do metabolismo, o chá de gengibre faz com que as gorduras sejam queimadas com mais rapidez.

Por ter um sabor apimentado e levemente amargo, o chá de gengibre não é um dos mais queridos por seu gosto, porém diante de tantos benefícios, deveria ser inserido no dia a dia de muitas pessoas.

O indicado é que o gengibre em forma de chá seja ingerido por pessoas que estejam praticando exercícios físicos e seguindo uma dieta que priorize a alimentação de qualidade, dessa maneira, o resultado da queima de gordura fica mais aparente e muito mais rápido.

Tome sempre uma xícara antes de praticar algum esporte, você irá suar muito mais e se sentir mais fortalecido também, isso porque é um alimento termogênico, que aumenta a temperatura do corpo mais do que o normal, proporcionando a queima mais rápida de calorias.

Vale lembrar que ele tem esse destaque de ser um dos queridinhos para quem quer perder peso por queimar gorduras localizadas, principalmente àquelas do abdômen e braços.

Saciedade

Se você sofre com a vontade constante de comer tudo o que vê pela frente, o chá de gengibre pode ser a solução ideal, pois é considerado uma das maneiras mais naturais para “enganar” o estômago, aliviando a ansiedade e desejo de comer alimentos fora de hora.

Antioxidante

É classificado também como um antioxidante, ou seja, consegue eliminar várias impurezas e toxinas que estão “aprisionadas” no nosso corpo, principais responsáveis por causar doenças e inflamações.

Um dos principais órgãos responsáveis por manter o corpo limpo é o fígado, onde ali é armazenado muitas das impurezas e gorduras do nosso corpo. O gengibre consegue proporcionar essa limpeza mais rápida e de maneira saudável.

Contraindicações

Mesmo que hajam várias indicações dos grandes benefícios de consumir o chá de gengibre diariamente, algumas pessoas devem tomar cuidado com a ingestão em exagero, que são:

  • Pessoas que sofrem com fortes azia, ou a conhecida pirose: o gengibre pode acentuar esse incômodo;
  • Pacientes que sofram de cálculos biliares ou pedras na vesícula devem tomar cuidado com o consumo desse chá;
  • Mulheres grávidas devem consultar o médico;
  • Pressão arterial alta: o chá de gengibre é responsável por aumentar mais ainda a pressão devido as suas propriedades hipertensivas.

O recomendado é de que o gengibre fresco seja consumido entre 3g até 10g diárias, caso for seco, no máximo 2g por dia.

O indicado é que se procure um médico de confiança, somente ele poderá recomendar as corretas doses dessa raiz tão potente.

Como Fazer Chá de Gengibre?

Siga os passos abaixo para o procedimento de preparação do chá:

  • Coloque 1 litro de água para esquentar SEM o gengibre;
  • Quando a água começar a ferver, adicione o gengibre – até 10g – e deixe cozer por 20 minutos;
  • Apague o fogo e deixe descansar por cerca de 10 minutos.

A indicação é de que seja adicionado suco de limão e uma colher de sopa de mel em conjunto, dessa maneira o gosto “ardido” do gengibre fica mais despercebido, ficando mais fácil sua ingestão. Você também pode adicionar canela, camomila, abacaxi, hortelã, cravo e laranja, boas opções para queinfografico-cha-gengibrem quer variar de gosto, dando mais possibilidades para as receitas de chá de gengibre.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>