Detran: Consulta de Licenciamento de Veículo

O Detran (departamento Estadual de Trânsito) disponibiliza em seu portal a consulta de serviços online para os cidadãos que desejam informações sobre o seu veículo. Um deles é o licenciamento, serviço utilizado para a emissão de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pertencente às entidades ou órgãos oficiais.

Em São Paulo, o Detran disponibiliza para os contribuintes paulistas a opção de obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) online, sem a necessidade de se deslocar aos postos de atendimento ou ao Poupatempo, locais onde é possível também é possível fazer o licenciamento. O licenciamento é obrigatório é a circulação de veículos só é permitida com a posse do CRLV.

Licenciamento-DETRAN-SP

Como consultar no Detran

Antes de fazer o licenciamento eletrônico, é preciso fazer um cadastro prévio no site do Detran-SP, informando nome, CPF, registro CNH, RG, data de nascimento, telefone (fixo e celular), e-mail e criar uma senha.

O sistema bancário informa a existência de eventuais débitos com o IPVA, multas e seguro obrigatório DPVAT, que precisarão ser pagas antes de efetuar o licenciamento. É preciso informar o número do Renavam no ato de pagamento (o registro consta do CRLV do ano anterior).

Onde consultar

Para consultar a situação do veículo o proprietário do automóvel deve acessar o site do Detran-SP http://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/home.

A consulta é simples e o licenciamento eletrônico também. Basta imprimir a guia do CRLV, acrescida da taxa de entrega dos documentos pelos Correios e realizar o pagamento.

O custo do licenciamento eletrônico no Detran SP é de R$ 80,07. O valor devido aos Correios é de R$ 11,00.

Prazo para entrega do licenciamento

O prazo para entrega do CRLV é de sete dias úteis (entre os meses de janeiro e março, o prazo é de 20 dias úteis, devido ao grande volume de solicitações no período). Você pode acompanhar a entrega pelo site, é só escolher Serviços Eletrônicos e em seguida a opção “Acompanhamento de Serviços de CRLV eletrônico”. O site informará o código para rastreamento da correspondência junto aos Correios.

É recomendável realizar o pagamento antecipado das taxas e manter o endereço sempre atualizado no site do Detran.

O valor do licenciamento depende do tipo, ano do veículo e a região em que o cidadão se reside e tempo de existência do veículo. Para saber a quantia a ser paga, você tem que acessar o site do Detran SP, devendo fornecer dos dados do seu veículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>