FGTS: o que é e quais as vantagens que oferece?

Confira como esse beneficio funciona e como o FGTS pode ser de grande ajuda nessa epoca de crise.

No mundo atual vivemos tempos de crise, com muitas pessoas perdendo seus empregos e encontrando-se em dificuldades financeiras. Mas existe um benefício que pouca gente conhece e que pode ser bastante útil nessas horas, o FGTS. no artigo de hoje vamos explicar como ele funciona e em que situações ele pode ser sacado.

O FGTS (fundo de garantia por tempo de serviço) é um dos direitos trabalhistas mais importantes do trabalhador brasileiro. Esse benefício oferece uma seguridade social no caso do trabalhador ser demitido sem justa causa, além de outros direitos e novidades em relação a este benefício.

fundo de garantia

Como funciona o FGTS?

O FGTS é uma porcentagem do salário do trabalhador em contrato de trabalho CLT que fica retida em uma conta, na qual o empregador faz o depósito mensalmente, criando um fundo de reserva que o trabalhador terá acesso dentro de certas circunstâncias específicas.

Este valor tem um rendimento ínfimo, mas diversas utilizações e possibilidades que o trabalhador pode usar para construir um patrimônio e ter uma aposentadoria muito mais tranquila, sendo possível acrescentar os valores acumulados de FGTS no caso de uma aposentadoria.

Sendo assim, o FGTS abre uma série de usos, que sempre tentam privilegiar e ajudar o trabalhador nos momentos em que ele estiver em máxima necessidade.

meu fgts

Quais são os diversos usos do FGTS?

O FGTS é um benefício que irá te auxiliar em diversos momentos da sua vida e carreira, seja em momentos de grandes doenças, demissões sem justa causa ou ainda complementar a aposentadoria:

Em caso de doenças graves (câncer e AIDS): no caso de alguma destas doenças, o FGTS pode ser liberado para o pagamento de tratamentos deste tipo de doenças.

Em caso de demissão sem Justa causa: no caso de demissão sem justa causa é possível acessar o FGTS para ajuda-lo a se reestruturar para conseguir uma nova colocação.

Em caso de desastre natural: Em casos de grande desastre natural, o FGTS pode ser liberado para reconstrução e reforma e residência no caso de calamidades públicas.

Para a compra de material de construção e casa própria: a casa própria e a construção e reforma da casa própria pode ser financiada com parte do seu FGTS. Os financiamentos da Caixa são de alta qualidade, sempre com as melhores taxas do mercado. Além disso, existe também o Construcard, que pode receber valores do FGTS.

Para melhorar a sua aposentadoria: no caso de você se aposentar com valores ainda presentes nas contas do FGTS, estes valores podem ser acrescidos no total das suas contribuições, para que você tenha uma melhor aposentadoria.

Com todas essas possibilidades, você passa a entender o quanto o FGTS é de suma importância e pode ser usado das mais variadas formas, sendo que o mais importante é sempre confirmar se ele está sendo depositado em dia.Uma boa forma de conseguir isso é verificar na receita o certificado de regularidade do fgts.

Bem pessoal, espero que as dicas tenham sido úteis e que consigam com sucesso sacar o seu FGTs ok?

Duvidas e sugestoes podem deixar nos comentarios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>