Modelo de Curriculum, como criar corretamente um currículo?

Todos queremos nos destacar dos concorrentes. Mas como fazer isso? Veja aqui como construir seu currículo de forma objetiva e dicas de como ele pode influenciar para que você tenha uma entrevista de sucesso.

Qual a função do currículo?

O currículo, ou curriculum vitae, é a primeira impressão que a empresa tem de você. O avaliador precisa te conhecer de forma rápida e sucinta, então não tente escrever tudo o que você fez na vida. Foque nas coisas mais importantes: na sua formação, quais trabalhos ou projetos interessantes você realizou, cursos relevantes para a vaga, se sabe algum outro idioma e que programas de computador você tem conhecimento.

O segredo para um currículo de sucesso é ser objetivo, mostrar o que você fez de mais importante e seus objetivos. Por isso não encha linguiça no seu currículo. O avaliador dará mais importância a um currículo vazio, porém com informações objetivas, do que um currículo de três páginas que está “enrolando” ele. Aliás, o ideal é que seu currículo tenha no máximo duas páginas. Assim o RH irá direto ao ponto, ao que interessa para o empregador.

Se você não tiver muita experiência, não tem problema. Não precisa inventar nada, e aliás, não é nada recomendado que você faça isso! Preencha somente o que você já fez e separe uma parte para escrever sobre os seus objetivos.

 

Não minta no seu currículo

A mentira tem perna curta, e mais cedo ou mais tarde a sua mentira irá ser descoberta. O problema é que, no meio profissional, mentiras causam um mal estar muito maior do que na vida pessoal. Mentir irá manchar a sua reputação e fará com que seu chefe e seus colegas de trabalho não confiem mais na sua palavra. Por isso é sempre melhor falar a verdade no curriculum vitae, mesmo que o resultado não seja tão interessante do que seu currículo falso.

Além disso, a sua mentira pode repercutir por muitos anos e por toda a sua rede de networking. E no futuro você pode acabar se dando mal. Já pensou se seu ex chefe conhece seu futuro empregador e é pedido referências sobre você? Por isso mentir é sempre uma péssima ideia.

 

Dicas para ter um modelo de currículo com ar profissional

Não invente moda ao escolher a fonte para o seu curriculum vitae. Use Arial mesmo e não precisa “enfeitar” a fonte usando cores diferentes. A ideia não é deixar seu currículo bonitinho, nem mostrar sua personalidade. Ele deve ser limpo e não pode ter cara de trabalho de escola. Deve ter um ar profissional. Portanto, use poucos tamanhos de letra (no máximo dois), e deve ser branco com letras pretas. O uso do negrito está liberado, mas tome cuidado para não destacar demais as coisas. Destaque somente o que deve ser chamado atenção. Evite também o uso de CAPS LOCK no texto, você realmente não quer dar a impressão de amadorismo no seu currículo, não é mesmo?

 

Trabalho voluntário é uma vantagem no seu modelo de currículo

Trabalhos voluntários também podem ser incluídos, e se você ainda não fez nenhum, o que está esperando para começar? Além de ajudar outras pessoas ou animais, você ainda complementa seu currículo e mostra que você é uma pessoa que pensa nos outros, que não se importa somente com o dinheiro, e que está pronta para ajudar outros colegas de trabalho quando necessário.

As empresas hoje em dia não procuram funcionários robôs, mas pessoas bondosas e que entendem que vivem em sociedade, procurando ajudar quando podem.

 

Como fazer o currículo virar uma entrevista?

O ideal de um currículo é que ele gere interesse no avaliador a ponto de te chamar para uma entrevista, e aí sim ele irá te fazer perguntas para complementar o que ele viu no seu currículo. Siga nossas dicas anteriores e seja bastante objetivo, pois os avaliadores no setor de RH das empresas terão recebido milhares de outros currículos e não têm tempo a perder. Por isso eles preferem currículos preparados para serem lidos rapidamente, apenas com informações relevantes sobre a sua formação e experiência.

Deixe para elaborar cada ponto da sua vida na entrevista, assim você poderá discutir os pontos altos do seu histórico e explicar melhor algum projeto que o profissional de RH tiver interesse. Por isso também que você não deve explicar tudo no seu currículo, pois deve deixar algo de interessante para levar para a entrevista.

Na entrevista seja simpático, educado, aguarde sua vez de falar e não tente falar o tempo todo. O RH irá avaliar sua capacidade de saber ouvir também, por isso ouça com atenção a tudo o que ele(a) tem para falar e só fale quando necessário. Se vista de forma adequada à sua vaga e se porte de maneira também adequada.


 

Modelos de Curriculum Vitae

Estágio

  • Modelo de Curriculum Vitae indicado para estágio ou primeiro emprego:

Nome do Candidato
Nacionalidade, estado civil e idade
Endereço com CEP
Telefones para contato
E-mail

Objetivo
Explicar aqui qual o seu objetivo profissional ou área de interesse.

Formação Acadêmica
Não precisa contar onde você fez o ensino fundamental, mas o ensino médio e o curso superior (se houver) são importantes. Se não tiver concluído é essencial que inclua a previsão de graduação.
Exemplo:
Curso: Nome do curso superior
Faculdade: Nome da faculdade
Início: Mês/Ano
Previsão de graduação: Mês/Ano

Idiomas
Incluir aqui suas habilidades linguísticas. Se fala apenas português, delete essa parte.
Exemplo:
Inglês: básico
Espanhol: intermediário

Informática
Coloque aqui as suas habilidades com softwares e computador em geral.
Exemplo:
Pacote Office: intermediário
Internet: avançado
AutoCAD: básico

Experiência Profissional
Pode adicionar também trabalhos no centro acadêmico da faculdade ou estágios anteriores.
Exemplo:
Cargo: Estagiário
Período: Mês de início/Ano – Mês de término/Ano
Atribuições: Explicar aqui, resumidamente, as suas tarefas e responsabilidades.

Outras Atividades
Aqui você pode adicionar o trabalho voluntário ou outros cursos complementares que não são exatamente da sua formação acadêmica, mas que podem ser relevantes para a vaga. Mas seja coerente ao adicionar esses cursos, pois não irá pegar nada bem caso a vaga seja para Analista Financeiro, mas seu curso seja de Pintura de Rosto Infantil, não é mesmo? Por isso, se um curso não tiver a menor ligação com a área da vaga que você está tentando, deixe-o de fora.

 

  • Modelo de Curriculum Vitae indicado para vagas executivas ou avançadas:

Nome do Candidato
Nacionalidade, estado civil e idade
Endereço com CEP
Telefones para contato
E-mail

Resumo de Qualificações
Aqui entra um resumo das suas qualificações, destacando os pontos altos da sua carreira.
Exemplo:

  •   Domínio do pacote Adobe completo (Photoshop, Illustrator, InDesign, Fireworks, etc).
  •   Fluente em 4 idiomas estrageiros: inglês, espanhol, francês e alemão.

Experiência Profissional
Nome da empresa, cargo, período ativo em cada emprego, descrição breve da empresa. Promoções devem entrar em destaque. Projetos importantes e resultados / cases de sucesso devem ser identificados. Empresas com pouca relevância e poucos meses de trabalho deverão ficar de fora, caso você tenha trabalhado em muitas empresas mais interessantes e por muito mais tempo.

Formação
Se houver muitos cursos, seja sucinto(a) e objetivo(a). Adicione os cursos em ordem cronológica inversa (o mais recente primeiro). Diga o nome do curso, a empresa em que cursou, a cidade e o ano.

Idiomas
Incluir habilidades linguísticas e cursos.
Exemplo:
Inglês: fluente. Curso avançado completo no CCAA –  Graduação: 2003.

Voluntariado
Incluir aqui atividades relacionadas a voluntariado.
Exemplo:
Trabalho voluntário em feiras de adoção da ONG Animais Abandonados desde maio de 2011.
Trabalho voluntário como tesoureiro da ONG HIV+ desde junho de 2013.

 


 

Criar um currículo profissional é certamente um trabalho árduo e complicado, mas tenha certeza: tirar alguns minutos a mais para produzir melhor o seu curriculum vitae irá fazer uma grande diferença no final das contas. E você irá notar isso pela quantidade de ofertas positivas, que certamente serão muito maiores e melhores do que as que você receberia com um currículo feito de qualquer jeito. Esperamos que tenha gostado de nossas dicas. E boa sorte no seu futuro profissional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>